o que fazemos‎ > ‎módulos‎ > ‎venda‎ > ‎manuais‎ > ‎

devolução de mercadorias (em atualização)

Conceitos

A devolução de mercadorias é o procedimento adotado quando há aquisição de um determinado bem e opta-se por devolvê-la ao seu fornecedor. A devoluçao ocorre por motivos tais como defeito de fabricação ou deistência da compra. A devolução possui duas finalidades: Estorno e Troca. 

O estorno é realizado quando o cliente deseja devolver a mercadoria e cancelar a negociação realizada, ou seja, ele não quer levar um outro produto e sim obter o valor negociado de volta. 

Já na troca, o cliente deseja devolver a mercadoria e utilizar o crédito para a aquisição de outro produto.

Permissões

Devem ser realizadas configuração de permissão, de acordo com a classe de operação, para definir quais usuários podem Gerar, Aprovar e Baixar pedidos de devolução. Portanto, pode ser configurado para um usuário poder gerar o pedido e um outro usuário proceder com a aprovação da operação. Assim como um mesmo usuário poder gerar e aprovar a devolução.

IMAGEM I - Campo gerar pedido de devolução
IMAGEM II - Campo aprovar pedido de devolução 

Também podem ser definidos os botões que devem ser apresentados no processo, Trocar, Estornar e Trocar Seleção por Item, utilizando-se da configuração das palavras-chave do processo. Acesso em UNUM > Admin > Segurança > Permissões > Permissões > Raiz > Products > InteqOrder > Modules > Venda > Pedido > Devolução de Pedido de Saída. No campo Palavras Chave informar quais campos devem ser apresentados selecionando as opções apresentadas. Por padrão, sempre serão apresentados os botões Pesquisar Baixas e Pesquisar Devoluções no processo.

Para maiores detalhes sobre a configuração das permissões, clicar AQUI.

Configurações

Para a geração das operações de devolução são necessárias pré-configurações no sistema. Esta parametrização define informações, tais como se a operação será gerada aprovada automaticamente, se deve sugerir a pessoa a creditar, se a pessoa a creditar pode ou não ser diferente da venda, quais os scripts para impressão do documento de devolução, entre outras informações.

A definição dos parâmetros para geração das operações de devolução são realizadas através dos processos Parametrização para Devolução de Mercadoria e Propriedades de Devolução no Classes Explorer.

Parametrização para Devolução de Mercadoria


Acesso: Ir Para > Vendas > Cadastros > Aux Operações > Parametrização para Devolução de Mercadoria

A combinação dos campos abaixo define a regra a ser obedecida na geração das operações de devolução. 

IMAGEM 1 - Cadastro Parametrização para Devolução de Mercadoria

Classe de Configuração


A classe de configuração é um campo obrigatório na parametrização para geração do pedido de devolução e indica se a regra é para 
devoluções de operações de Entradas (Compras e Transferências) ou Saídas (Vendas).

A classe de configuração é a primeira informação que o sistema localiza no momento da geração da operação de devolução, para identificar a paremetrização que deve obedecer.

Classe de Operação

Indica para quais classes de operação a parametrização deve ser utilizada. Por exemplo, para a classe de configuração Vendas pode ser informada a classe de oparação mãe Saídas ou uma classe filha de Saídas, como Vendas. O mesmo ocorre para a classe de configuração Compras e Transferências, que pode ter a classe de operação mãe Compras informada ou a classe de operação filha, C p Comercializ. Continuando com o exemplo da classe de configuração Vendas, que teve como classe de operação informada Saídas, caso seja realizada uma devolução de uma operação filha desta classe, a operação de devolução será gerada segundo a parametrização criada para a classe de configuração Vendas.

Não confundir a classe de configuração e classe de operação.......

Classe que indicará quais as classes de operação poderão ser devolvidas por classe de Operação.
Exemplo: Será realizada a devolução de uma Saída e a classe de configuração de devolução que será utilizada é "Vendas". Nesta classe, existe uma configuração indicando que a classe de Operação é "V Adq Terc p Consumo". Isso significa que se a operação que será devolvida estiver, por exemplo, na classe "V Adq Terc p Consumo ST" não será possível realizar a devolução, pois a configuração está para devolver apenas operações na classe "V Adq Terc p Consumo".

Permite Alterar Local de Escrituracao e Estabelecimento

Indica se será possível ou não realizar devolução em um estabelecimento e local de escrituração diferentes de onde foi realizada a venda. 

O campo deve estar marcado caso seja possível realizar devolução em estabelecimento e local de escrituração diferentes do qual foi realizada a venda e desmarcado caso não seja possível.

Sendo possível realizar operação desta natureza, o sistema criará automaticamente uma operação de transferência saindo do estabelecimento em que ocorreu a venda e entrando no estabelecimento em que está ocorrendo a devolução. Com isto.....  

A realização de devolução em estabelecimento e local de escrituração diferentes de onde foi realizada a venda só poderá ser realizada por empresas que possuam autorização da secretaria da fazenda para realizar operações desta natureza.


Permite Alterar Pessoa

Indica se é possível informar uma pessoa diferente da que foi informada na operação de venda. 

Se for possível permitir alterar a pessoa a creditar, o campo deve estar marcado. Se não for possível, deve estar desmarcado.

Caso a pessoa da operação que está sendo devolvida for Consumidor Final, a pessoa da devolução poderá ser alterada mesmo que esta configuração esteja indicando que não é possível alterar a pessoa.


Sugere Pessoa a Creditar

Indica se a devolução terá sugerida a pessoa a creditar.

Para gerar opreação de devolução com pessoa a creditar sugerida, o campo deve estar marcado. Para não gerar operação com susgetão da pessoa a creditar, o campo deve estar desmarcado. A pessoa sugerida é a que foi informada na operação de venda.

Aprova Automaticamente

Indica se a devolução será gerada com aprovação automática. Isso significa que, mesmo que o usuário não aprove a devolução, ao gravar, a operação será aprovada automaticamente. O usuário aprovador é o Aprovação Automática.

Para gerar operação de devolução aprovada automaticamente, o campo deve estar marcado. Para gerar operação desaprovada, o campo deve estar desmarcado. 

Gera Títulos Pagos no Pedido

Os títulos são gerados no pedido, títulos de pedido, e na baixa do pedido, títulos de baixa de pedido. Este campo indica se a devolução será gerada com títulos pagos no pedido, ou seja, para o financeiro os títulos válidos serão os gerados no pedido de devolução. 

Se não estiver configurado para serem considerados os títulos do pedido, os títulos válidos para o financeiro serão os da baixa de pedido.

Para gerar operação de devolução com títulos pagos no pedido, o campo deve estar marcado. Para não gerar devolução com títulos pagos no pedido, o campo deve estar desmarcado.

Quantidade de Dias para Consulta de Vendas

Indica a quantidade de dias que deverão ser considerados na pesquisa de operações, cujos itens serão disponibilizados para devolução na interação Trocar - Seleção por Item. Se for informado, por exemplo, a quantidade de dias 10, será pesquisado nas operações realizadas nos últimos 10 dias o item que se deseja devolver.

Considera Data Atual

Indica se o sistema deve considerar para devolução as operações realizadas na data em que a operação de devolução está sendo realizada, a data atual.

Para considerar a data atual na pesquisa das operações, o campo deve estar marcado. Para não considerar, o campo deve estar marcado. 

Comprovante

Indica o script que será utilizado para impressão do comprovante de devolução.

Comprovante em 40 Colunas

Indica o script que será utilizado para impressão do comprovante de devolução em 40 colunas.

Declaração de Troca

Indica o script que será utilizado para impressão da declaração de troca para a SEFAZ.

Declaração de Troca em 40 Colunas

Indica o script que será utilizado para impressão da declaração de troca para a SEFAZ em 40 colunas.

Propriedades de Devolução

Acesso: Ir Para > Adm > Classes Explorer

Neste processo são realizadas as demais configurações que envolvem as operações de devolução.

Esta parametrização pode ser realizada para a classe mãe ou especificamente para a classe filha. Primeiramente, deve ser selecionada a classe de operação que se deseja configurar e, em seguida, informado os campos abaixo.

IMAGEM II - Cadastro Propriedades de Devolução

Classe de Configuração

No cadastro de Parametrização para Devolução de Mercadoria (Ir Para > Vendas > Cadastros > Aux Operações > Parametrização para Devolução de Mercadoria) são definidas as regras de geração do pedido de devolução. Estas regras são definidas fazendo referência a classe de configuração. Neste campo deve ser informada a classe de configuração cuja regra configurada deve ser utilizada quando houver devolução para a classe de operação que está sendo configurada.

Numerador Automático Devolução

Numerador Automático que será utilizado para gerar automaticamente o tipo, série e número do documento da nota fiscal para devoluções de operações da classe que está sendo configurada.

Observação Fixa para Devolução

Expressão, segundo o padrão IAL, para sugestão automática da observação fixa das operações de devolução. A observação é impressa no pedido e no documento fiscal das devoluções de operações da classe que está sendo configurada.

Classe de Trânsferência

Quando ocorrer devolução de mercadoria em local de escrituração físico diferentes do local de escrituração em que foi realizada a venda, será criada automaticamente uma operação de transferência do recurso saindo do local de escrituração onde ocorreu a venda e entrando no local de escrituraão onde está ocorrendo a devolução. Neste campo deve ser informada a classe de operação a ser utilizada na operação de transferência que será criada quando ocorrer devolução em local físico diferente do local onde ocorreu a venda, para a classe que está sendo configurada.

Processo Devolução de Pedido de Saída

No processo Devolução de Pedido de Saída são realizadas as operações de Troca e Estorno. Na troca, a mercadoria é devolvida a empresa e o valor negociado é utilizado na aquisição de outro produto. No estorno, a operação é cancelada e o valor negociado é devolvido cliente. 

O processo Devolução de Pedido de Saída possui diveresas interações, onde em cada uma é realizado um procedimento distinto. Operações de troca são realizadas nas interações Trocar Seleção por Venda, em que é localizada a operação a ser devolvida, e Trocar Seleção por Item, em que é localizado o item a ser devolvido, independente da operação a que pertença. O procedimento de cancelamento das operações é realizado na interação Estorno.

A interação Trocar Seleção por Item é acessada através do botão de mesmo nome localizado na interação de Pesquisa do processo de Devolução. Somente será possível acessar a interação de Trocar Seleção por Item se for informado o Estabelecimento e Local de Escrituração na Entidade do Usuário. Com estas informações o sistema pesquisará o saldo dos recursos disponíveis para devolução das vendas realizadas no Estabelecimento e Local de Escrituração da entidade do usuário. 

As interações Trocar Seleção por Venda e Estorno são acessadas através de botões de mesmo nome localozados na interação Pesquisar Baixas. Esta interação é acessada através do botão Pesquisar Baixas localizado na interação de Pesquisa.

Interação de Pesquisa

IMAGEM III - Interação de Pesquisa

Na interação de Pesquisa são disponibilizados filtros que individualmente ou combinados localizam as operações desejadas pelo usuário. Estando as variáveis Chaves de Criação, Chaves dos Itens e Número do Documento preenchidas os filtros Emissão Inicial e Final não precisam ser informadas. Para as demais variáveis de pesquisa os filtros Emissão Inicial e Final se fazem obrigatórias. Podem ser pesquisadas operações a serem devolvidas, como Vendas (a partir do módulo Vendas) e Compras (a partir do módulo Compras), ou devoluções já realizadas. A interação de pesquisa é utilizada para localizar operações que serão devolvidas através dos processos Trocar Seleção por Venda e Estorno. A interação Trocar Seleção por Item não utiliza a pesquisa. 

Chaves de Criação: Chave de criação da baixa ou devolução que deseja localizar.

Chaves dos Itens: Chave de criação do item que deseja localizar.

Classes de Pedido: Serão consultadas operações que possuam como classe de operação informada nesta variável.

Tipo de Documento: Serão consultadas as vendas realizadas com o tipo de documento informado nesta variável.

Número do Documento: Serão consultadas as vendas realizadas com o número do documento informado nesta variável.

Estabelecimento: Serão consultadas as operações realizadas no estabelecimento informado nesta variável.

Local de Escrituração: Serão consultadas as operações realizadas no local de escrituração informado nesta variável.

Núcleo: Serão consultadas as operações cujo núcleo utilizado foi o informado nesta variável.

Pessoa: Serão consultadas as operações realizadas para a pessoa informada nesta variável.

Representante: Serão consultadas as operações cujo representante foi o informado nesta variável. 

Data Inicial: Início do período que será usado para consulta. Serão retornadas as operações existentes entre as datas informadas.

Data Final: Fim do período que será usado para consulta. Serão retornadas as operações existentes entre as datas informadas.

Os filtros Chaves de Criação, Chaves dos Itens e o Número do documento fiscal localizam especificamente operações ou itens, sem a necessidadade da utilização dos demais filtros combinados. Para os demais campos, utilizá-los em conjunto retorna resultados mais precisos. Como por exemplo, deseja-se localizar uma venda para a pessoa Patrícia Fernandes realizada no mês de Abril na loja ABC LTDA, no entanto não se possui a chave da operação nem o númerdo do documento fiscal. Para tornar a busca mais precisa, deve-se informar os filtros Pessoa com Patrícia Fernandes, Emissão Inicial 01/04/20011 e Emissão Final 30/04/2011.

Para proceder com a devolução, informados os filtros, deve-se clicar no botão Pesquisar Baixas. Nesta opção serão retornadas as operações que poderão ser devolvidas. 

IMAGEM - Grade resultado da pesquisa 

A estrutura apresentada é semelhante ao processo de Baixa de Pedido, em que os itens são apresentados em linhas distintas e o usuário deve proceder selecionando aqueles que deseja devolver. São apresentadas informações da operação de forma que seja identificada aquela que se deseja devolver, tais como a Chave de Criação, Local de Escrituração, Estabelecimento, Pessoa, Número do documento fiscal, Recurso e Unitário.
IMAGEM - Seleção itens de uma mesma operação

Podem ser selecionados para devolução itens de operações diferentes, desde que possuam o mesmo Local de Escrituração, Estabelecimento e Pessoa. Do contrário, será apresentada mensagem impossibilitando a inclusão dos itens na devolução.

IMAGEM - Seleção de itens de difrentes operações
IMAGEM - Imagem de validação Local de Escrituração, Estabelecimento e Pessoa

Selecionado(s) o(s) item(s) a devolver, se o usuário desejar realizar troca, deve clicar em Trocar Seleção por Venda, se desejar realizar o cancelamento da operação, deve clicar em Estornar. 

Troca

A Troca se caracteriza pela geração de crédito em nome de um cliente, no valor da operação que foi devolvida e cujo crédito deverá ser consumido em uma nova operação. Esta nova operação pode ter um valor total diferente ao valor do crédito gerado. Se possuir um valor maior, o valor excedente deve ser pago com outra condição de pagamento.

Troca com Desconto
Com relação a troca de operação que possuea desconto concedido, o valor do crédito será gerado com o valor do desconto. Por exemplo, em uma venda com valor total de R$ 100,00 foi concedido desconto de R$ 20,00. O valor do crédito será de R$ 80,00 (100,00 - 20,00).

Troca com Acréscimo Financeiro

Em operações com acréscimo financeiro originado de financiamento próprio e financiamento de terceiros, o valor do crédito é gerado sem o valor do acréscimo. Por exemplo, uma venda com valor total de R$ 100,00 possui acréscimo financeiro de R$ 10,00. O valor do crédito na devolução desta operação será de R$ 90,00 (100,00 - 10).

Trocar Seleção por Venda

Na interação Trocar Seleção por Venda são realizadas devoluções de recursos pertencentes a operações identificadas, ou seja, a troca de uma Geladeira Duplex da venda da cliente Ana Cláudia Freitas com número de documento fiscal 124.

Após localizar a operação que deseja devolver, conforme orientado no tópico Interação de Pesquisa, devem ser selecionados os itens a serem trocados e clicado no botão Trocar Seleção por Venda. Ao clicar no botão a interação abaixo é apresentada.

IMAGEM - Interação de Devolução

Na interação são apresentados o Cabeçalho e a grade Itens. No cabeçalho são apresentados campos referentes aos dados comuns aos itens que serão devolvidos, como pessoa a creditar, valor do crédito, motivo da devolução, etc. Na grade Itens são apresentados dados dos itens que serão trocados, tais como quantidade, unitário, desconto e total. Na troca é possível realizar a devolução parcial, ou seja, a devolução de apenas um dos produtos da venda.

Cabeçalho

Ch Criação: É um número único que identifica as operações no sistema. Todos os itens e títulos dos Pedidos ou Provisões estão ligados entre si através da chave de criação. Este número também é importante para o controle das baixas dos Pedidos ou Provisões, de forma a possibilitar o acompanhamento do que está pendente e o que foi atendido.

Emissão: Data em que foi realizada a operação.

Usuário: Usuário que realizou a operação.

Aprovação: Data em que a operação foi aprovada. Quando o pedido ou provisão é desaprovado e aprovado novamente, é apresentada a última data da aprovação.

Aprovador: Usuário que realizou a aprovação da operação. 

Cancelamento: Data em que a operação foi cancelada.

Cancelador: Usuário que realizou o cancelamento da operação.

Estabelecimento: Estabelecimento em que ocorreu a operação. É importante a utilização deste campo para que os relatórios possam apresentar o faturamento da empresa por estabelecimentos. 

Pessoa a Creditar: Pessoa com a qual a empresa está se relacionando. Por exemplo, fornecedores nas operações de compras, clientes nas operações de vendas e os estabelecimentos nas operações de transferências.

Desconto: Desconto a ser concedido na operação e rateado entre os itens do pedido ou provisão, proporcionalmente ao valor financeiro de cada item.

Acréscimo: Acréscimo a ser concedido na operação e rateado entre os itens do pedido ou provisão, proporcionalmente ao valor financeiro de cada item. 

Valor do Crédito: Valor a ser devolvido a pessoa informada na operação de devolução. Com relação a valores de desconto, o valor do crédito, tanto para troca como estorno, será gerado considerando o desconto concedido na operação que está sendo devolvida. Por exemplo, em uma venda com valor total de R$ 100,00, foi concedido desconto de R$ 20,00. O valor do crédito será de R$ 80,00 (100,00 - 20,00). Com relação aos acréscimos financeiros existe uma particularidade que deve ser observada. Nas operações de Troca o valor do crédito é calculado desconsiderando este valor, é gerado crédito sem o valor do acréscimo financeiro. Por exemplo, uma venda com valor total de R$ 100,00 possui acréscimo financeiro de R$ 10,00. O valor do crédito na devolução desta operação será de R$ 90,00 (100,00 - 10). Já nas operações de Estorno, o valor do crédito é gerado correspondente ao valor total da venda, ou seja, mantém o valor do acréscimo financeiro. Por exemplo, uma venda com valor total de R$ 210,00 possui acréscimo financeiro de R$ 10,00. O valor do crédito na devolução desta operação será de R$ 210,00 (200,00 + 10).

Motivo da Devolução: Motivo que levou a devolução. Os motivos são pré-cadastrados no processo Motivos de Devolução.

Observação: Observação fiscal que deve ser apresentada na impressão do pedido ou provisão e na impressão do documento de baixa do 
pedido ou provisão. A Observação pode ser composta de uma parte fixa, configurada na propriedade da classe de operação, acrescida à observação informada neste campo. Para ver como será impressa a observação fiscal da operação clique no botão Imprimir existente na barra de ferramentas.

Grade Itens

Classificação: Classe de movimentação de operação, ou apenas classe de operação, dos pedidos ou provisões determina que tipo de operação está sendo realizada, como compra, venda, transferência, remessa de entrada, remessa de saída, etc. A classificação é utilizada por todo o ERP, como na criação de títulos, no controle de estoque, nas validações do sistema com relação a data limite para edição de operações, na definição de regras de sugestão de preços unitário e de custo, na contabilidade, na escrita fiscal e comissão.

Núcleo: Correspondem aos Depósitos ou Centros de Custos ou Resultados. Os Depósitos são utilizados para armazenar/guardar quantidades do item até que um dia sejam movimentados. Neste caso quando é realizado um pedido ou provisão de Gastos e utiliza um Depósito é porque deseja armazenar o item para consumi-lo e/ou movimentá-lo futuramente. Quando é realizado um pedido ou provisão de Renda e utiliza um Depósitos é porque deseja retirá-lo e/ou movimentá-lo de onde está armazenado. Os Depósitos nunca podem ter recursos com saldo negativo. Os CCustos são utilizados quando desejamos baixar um item diretamente, ligando-o a um CCustos. Assim ao analisarmos o resultado da empresa saberemos onde foi aplicado o item ou de onde se originou o item. Neste caso não existe controle físico de estoque/quantidades. Para toda operação é necessário informar o núcleo. Isto definirá de qual depósito há movimentação ou para qual centro de custo ou resultado o valor correspondente a mercadoria ou serviço foi vinculado.

Recurso: Mercadoria ou serviço que está sendo negociado na operação. É tudo que pode ser quantificado financeiramente e/ou fisicamente para controlar gastos e rendas da empresa. Assim, um recurso pode ser um bem do ativo imobilizado - como máquina e equipamento; material comprado - mat.prima, mat. de consumo; produto vendido; tipo de despesa - xerox, despesa com Cartório, juros; tipo de receita rendimentos de aplicação, juros; impostos - IPI, ICMS, II; encargo - INSS, FGTS. O recurso informado traz automaticamente a classe de pedido ou provisão. Sempre que é informado o recurso o sistemaverifica novamente a sugestão de classe de pedido ou provisão.

Local de Escirutação: Local onde são escrituradas as notas fiscais de movimentação de entradas e saídas da empresa. Esta informação é utilizada no cálculo dos impostos e na impressão dos livros fiscais de cada filial e da matriz. O local de escrituração pode e deve ser automaticamente preenchido através de correta configuração do sistema.

Quantidade: Quantidade, na unidade de medida do recurso, que está sendo negociada na operação.

Unitário: Valor unitário do item. É possivel configurar o sistema para que o preenchimento deste campo seja automático através da 'Regra de Preço' para a classe de operação que está sendo utilizada para o item.

Item: Valor do item, considerando a Quantidade e o valor Unitário.

Desc Item:  Desconto concedido ao item.

Acrés Item: Acréscimo concedido ao item.

Desc Negociação: Valor do desconto da negociação financeira do pedido. O valor do acréscimo financeiro informado na negociação da operação será rateado para cada item do pedido ou provisão, proporcionalmente ao valor financeiro de cada item.

Acrésc Negociação: Valor do acréscimo da negociação financeira do pedido. O valor do acréscimo financeiro informado na negociação da operação será rateado para cada item do pedido ou provisão, proporcionalmente ao valor financeiro de cada item.

Total: Valor total do item incluindo os descontos, acréscimos, acréscimos financeiros, impostos, acessórios, etc. A soma deste campo, para todos os itens de uma baixa de pedido, corresponde ao valor total da Nota Fiscal.

Grade Estabelecimento e Local de Escrituração Físico

IMAGEM - Interação de devolução com grade Estabelecimento e Local de Escrituração Físicos

Na grade Estabelecimento e Local de Escrituração Físicos são informados o estabelecimento e local de escrituração em que está sendo realizada a devolução( cadastrado na entidade do usuário logado). Trata-se de uma grade dinâmica e apresentada na interação de devolução quando configurado no cadastro de Parametrização para Devolução de Mercadoria que é possível proceder com devolução em local físico diferente do local onde ocorreu a operação. Caso seja configurado para não ser possível realizar este tipo de operação, a grade passa a não ser apresentada.

Portanto, se a grade não for apresentada, o estabelecimento e local de escrituração considerados são aqueles do cabeçalho da operação de devolução. Se a grade for apresentada, o estabelecimento e local de escrituração que passam a ser considerados são os informados na grade. Quando a grade for apresentada e o estabelecimento e local de escrituração forem os mesmos da venda, deve ser informado na grade os mesmos estabelecimento e local de escrituração da venda. (definir se manterá texto quando houver definição de onde ficará o campo Local de Escrituração)

Primeiramente, apresentaremos como proceder quando a configuração não permitir que seja realizada devolução em local físico diferente de onde foi realizada a operação original.

Em uma venda com quatro itens, na interação Resultado da Pesquisa devem ser selecionados todos os itens da operação.

IMAGEM - Seleção de todos os itens da operação (tela com operação com mais de um item)

Na interação de Devolução devem ser informados os campos Pessoa a Creditar, Motivo da Devolução e Observação. Se estiver configurado para tanto, a Pessoa a Creditar pode ser diferente da pessoa da operação que está sendo devolvida. Caso esteja configurado para não permitir, deve ser a mesma pessoa da operação original. 

IMAGEM - Grade Itens campo Quantidade

Após informados os dados necessários, deve ser clicado no botão Aprovar e Gravar. Em seguida, será apresentada a mensagem correspondente a impressão do cupom de crédito.

IMAGEM - Desja imprimir cupom de crédito?

Ao clicar em Sim são apresentadas as opções de impressão.

IMAGEM - Escolha o tipo de impressão desejada

Ao clicar na opção Comprovante de Devolução SEFAZ é apresentado o laeiaute do comprovante para impressão.

IMAGEM - Leiaute comprovante de devolução SEFAZ

No comprovantes estão as informações da empresa, do clientes e dos itens que estão sendo devolvidos e é impresso no formato A4.

Ao clicar na opção Comprovante de Devolução SEFAZ 40 Colunas será apresentado campo para ser informada a impressora que será utilizada para impressão.

IMAGEM - Seleção da Impressora

No comprovantes estão as informações da empresa, do clientes e dos itens que estão sendo devolvidos e é impresso no formato 40 colunas. 

Troca Total

Na troca total são devolvidos todos os itens da operação, sendo o valor total convertido em crédito ao cliente. Para proceder com a toca total devem ser selecionados para devolução todos os itens e quantidades da operação original. 

Por exemplo, em uma venda com quatro itens, na interação Resultado da Pesquisa devem ser selecionados todos os itens da operação.

IMAGEM - Seleção de todos os itens da operação (tela com operação com mais de um item)

Na interação de Devolução devem ser informados os campos Pessoa a Creditar, Motivo da Devolução e Observação. Se estiver configurado para tanto, a Pessoa a Creditar pode ser diferente da pessoa da venda. Caso não, devem ser a mesma pessoa da venda. 

Cada item da devolução possui duas quantidades. Como se trata de uma devolução total, as quantidades não devem ser alteradas.

Troca Parcial

Na troca parcial parte dos itens da operação é devolvido, sendo o valor proporcional ao item devolvido convertido em crédito ao cliente. Por exemplo, se uma venda possuir duas geladeiras e o cliente deseja devolver apenas uma delas, basta alterar o campo Quantidade de 2 para 1; se a venda possuir uma geladeira e um ventilador e o cliente deseja devolver apenas o ventilador, basta selecionar o item do ventilador.

Trocar Seleção por Item

Na troca de seleção por item, o sistema realiza a busca do recurso a ser devolvido através das informações inseridas na grade ‘Recurso Para Pesquisa’. Nesta grade deve ser informado o código do recurso e a quantidade a ser devolvida. O sistema retornará a última operação de venda localizada, utilizando como filtro as informações abaixo:

  • Estabelecimento e Local de Escrituração da entidade do usuário e,
  • Pessoa informada no campo ‘Pessoa Creditada’ da grade ‘Cabeçalho’ e,
  • Período configurado no cadastro Parametrização para Devolução de Mercadoria.

Obs: Esta ação não requer o preenchimento da grade de variáveis.


Estorno

Exemplo Prático

1. Saídas

Trocar Seleção por Venda

Troca Total

Troca Parcial de Item

Troca PArcial de Quantidade

Devolução Pessoa Física

Devolução com Desconto

Devolução com Juros Próprio

Devolução com Juros de Terceiros

Permite baixar pedidos de devolução com pessoas diferente, mas um de cada vez.
Permite baixar mais de um pedido de devolução de pessoas diferentes; com uma outra pessoa.
Só permitir baixar pedido (um ou mais) com a mesma pessoa original. 

Trocar Seleção por Item

Devolução com Desconto

Devolução com Desconto

Devolução com Juros Próprio

Devolução com Juros de Terceiros

Modelo de Dados

Um pedido de devolução é gerado com os valores simétricos ao da operação que está sendo devolvida (exceção do campo UNITARIO).

  • Campo: CHDEVOLUC
    • Campo que contém a chave do item que foi devolvido.
  • Campo: TIPODEVOLUCAO
    • Campo que contém a informação de se a devolução possui finalidade de troca ou estorno.

Scripts Envolvidos

-1897131437 /Dados/Sistema/Classes/0300 INTEQerp infrastructure.ic
-1897052500 /Dados/Transacionais/Operacoes/Pedidos ou Provisoes/0100 INTEQerp infrastructure.ic
-1894443363 /Configuracao/Operacoes/Pedidos ou Provisoes/Pedido ou Provisao/Devolucao de Mercadorias/0100 INTEQorder.ic
-1894442455 /Configuracao/Operacoes/Pedidos ou Provisoes/Pedido ou Provisao/Devolucao de Mercadorias/Compras e Transferencias/0100 INTEQorder.ic
-1894442458 /Configuração/Operações/Pedidos ou Provisões/Pedido ou Provisão/Devolução de Mercadorias/Vendas/0100 INTEQorder.ic
-1894442805 /products/INTEQorder/modules/Venda/Cadastros/Aux Operacoes/Parametrizacao para Devolucao de Mercadoria.ip
-1894442565 /Dados/Transacionais/Operacoes/Pedidos ou Provisoes/1600 INTEQorder.ic
-1894442516 /Dados/Transacionais/Operacoes/Pedidos ou Provisoes/Rendas/Saidas/0210 INTEQorder.ic
-1896647754 /products/INTEQorder/modules/Compra/Pedido/Devolução de Pedido de Entrada.ip
-1896647749 /products/INTEQorder/modules/Venda/Pedido/Devolução de Pedido de Saída.ip
-1896647038 /products/INTEQorder/library/pedido/processos/DevolucaoDeMercadorias.ip
-1898188315 /products/INTEQerp infrastructure/library/pedido/objects/OperacaoPedidoDevolucao.ijs